Espetáculo “O Grito” fica em cartaz no Centro Cultural Olido entre 21 e 24 de julho

Quadro expressionista de Edvard Munch inspira coreografia da Cia Vidança

“Estamos quebrando muitos preconceitos da sociedade quando se trata da nossa inclusão, da nossa deficiência”, explica o intérprete criador Marcos Abranches, que tem movimentos involuntários decorrentes de uma lesão cerebral na hora do parto. “Eu nem gosto de usar essa palavra, ‘deficiência’, porque todas as pessoas têm alguma”, pontua o bailarino, que divide o palco com a cadeirante Alessandra Grimaldo no espetáculo “O Grito”, da Cia Vidança. Inspirada no quadro de mesmo nome de Edvard Munch (1863-1944), a coreografia será apresentada no Centro Cultural Olido entre os dias 21 e 24 de julho.

Abranches conta que a obra de Munch despertou a sua curiosidade sobre as motivações do grito representado nessa pintura expressionista. “Descobri que todos nós, como seres humanos, temos algum tipo de grito”, explica. “Para chegar até aqui eu já passei por muitos momentos de grito”. A sua história de vida, o quadro de Munch e também o cinema expressionista alemão – que expressava o mal-estar da Alemanha pós I Guerra por meio de cenários deformados e personagens exagerados –, inspiraram Abranches a criar uma persona para o espetáculo, que não é autobiográfico, embora, para o dançarino, colocar a sua vida no palco seja o que há de mais desafiador nessa coreografia. Vale ressaltar que a inspiração expressionista não é restrita a “O Grito”, sendo algo que percorre todo o trabalho da companhia. “Há uma identificação entre a minha natureza e essa estética especifica”, afirma.

Um momento que pode impressionar o público é quando a dançarina Alessandra Grimaldo é suspensa no ar. “No dia em que eu conheci a Alessandra, eu prometi que um dia ela iria poder dançar de pé, fora da cadeira de rodas”, revela Abranches. “Esse sempre foi um grande sonho dela”. O dançarino vê nesse gesto um momento em que o grito transcende o corpo. “Não existe dor física, a alma é quem grita”, conclui.

Serviço:
Espetáculo “O Grito”
Centro Cultural Olido – Sala Paissandu
Endereço – Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô.
De 21 a 23, 20h. Dia 24, 19h.
Grátis

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*