Os dados da Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil mostram que jovens Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) sofrem vários tipos de violência nas escolas em todo o país.
A Pesquisa foi feita pela primeira vez no país e teve como metodologia o questionário online, que gerou 1016 respostas de adolescentes e jovens sobre as experiências que tiveram nas instituições educacionais relacionadas a sua orientação sexual e/ou identidade/expressão de gênero.
Os dados demonstram que 73% dos jovens LGBT já foram agredidos verbalmente por causa de sua orientação sexual, 27% foram agredidos fisicamente, e 56% foram assediados sexualmente na escola.
Ainda segundo o levantamento, os jovens sofrem com a insegurança nas escolas: 60% se sentiam inseguros/as na escola no último ano por causa de sua orientação sexual; e 43% se sentiam inseguros/as por causa de sua identidade/expressão de gênero.
Uma das principais recomendações da pesquisa é que tanto a formação inicial quanto a formação continuada dos professores deve ter conteúdos específicos sobre o respeito à diversidade sexual, para que os educadores estejam preparados para acolher efetivamente os/as estudantes LGBT e agir diante dos problemas que surgem nas escolas.
O levantamento recomenda também a criação de canais para que estudantes LGBT possam denunciar discriminação e violência. O objetivo é garantir que esses problemas sejam enfrentados efetivamente nas escolas.
Via Portal Cultura
Faça um comentário