Parece que os responsáveis pelas redes sociais do Planalto vão ter muito trabalho pela frente. Isso porque o Portal Brasil, perfil verificado do Twitter responsável por postar em tempo real notícias sobre o Governo Federal, publicou um link do Google Drive contendo todas as senhas das redes sociais do Planalto.
O grande deslize foi divulgado pelo site da revista Veja, que indicou que o arquivo anexado por engano em um tweet trazia os códigos de acesso de contas do Instagram, Gmail, Facebook, entre outros do governo de Michel Temer. O mais curioso é que a mensagem que acompanha o link do arquivo é completamente aleatória: “#ForçaNacional vai permanecer no Rio Grande do Norte por mais 60 dias”.
O tweet, logicamente, foi apagado em seguida e as senhas já devem ter sido todas trocadas. Mas de acordo com a coluna “Radar On-line”, da Veja, que teria conseguido acessar a planilha a tempo, chamou a atenção as senhas escolhidas pelas equipes de tecnologia do governo pelo tom quase infantil e a total falta de segurança.
Uma das senhas, por exemplo, era “planaltodotemer2016”, que continha ainda, ao lado, uma observação: “não trocar a senha nunca”.
Nas redes sociais, internautas ironizaram a falta de segurança exercida pelas equipes do governo ao salvar as senhas em um documento de acesso público.
“As senhas do governo federal estavam num arquivo público no Google Drive. E vocês preocupados com espionagem gringa”, escreveu um usuário do Twitter.
“É o Michelzinho quem escolhe as senhas”, brincou outra internauta.
Via Canal Tech
Faça um comentário