As oficinas online de xadrez chegaram para que todos possam saber mais sobre as estratégias e movimentos no tabuleiro. As atividades serão realizadas pela Biblioteca de São Paulo (BSP) e Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) do Estado de São Paulo. Os encontros acontecerão nos espaços das bibliotecas no Facebook: BSPbiblioteca e BVL biblioteca, respectivamente, e vão de 23 até 27 de junho, sempre com o comando do MF Adriano Caldeira. Na BVL, a iniciativa é indicada para os iniciantes e na BSP, para os de níveis intermediário e avançado.
Confira a programação completa:
Biblioteca de São Paulo (Facebook: BSPbiblioteca)
Indicado para jogadores intermediários ou com rating entre 1600 e 1900.
- 23 de junho (terça-feira), das 11h às 12h – Controle do centro.
- 24 de junho (quarta-feira), das 11h às 12h – Valor comparativo do bispo e do cavalo.
- 25 de junho (quinta-feira), das 11h às 12h – Colunas abertas – Criação e aproveitamento.
- 26 de junho (sexta-feira), das 11h às 12h – Sétima e oitava fileiras.
- 27 de junho (sábado), das 11h às 12h – Estrutura de peões*.
Biblioteca Parque Villa-Lobos (Facebook: BVLbiblioteca)
Indicado para jogadores iniciantes ou com rating entre 0 e 1400.
- 23 de junho (terça-feira), das 16h às 17h – As leis do xadrez (regras) e o objetivo do jogo – xeque-mate e casos de empate.
- 24 de junho (quarta-feira), das 16h às 17h – Exercícios de mate em 1 e exercícios com mates na oitava fileira.
- 25 de junho (quinta-feira), das 16h às 17h – Os mates elementares – torre e rei contra rei os mates elementares – dama e rei contra rei.
- 26 de junho (sexta-feira), das 16h às 17h – Os mates elementares – mate de rei e dois bispos contra rei e os mates de rei, bispo e cavalo conta rei.
- 27 de junho (sábado), das 16h às 17h – Estratégia geral das aberturas – jogadores iniciantes e jogadores intermediários ou com rating entre 1300 e 1700**.
*Com MF Adriano Caldeira e MN Alessandro Rodrigues da Silva
**Com MF Adriano Caldeira e Natália Liziane Vicenzi
O mineiro Adriano Caldeira começou a jogar xadrez aos 11 anos. Aos 13, venceu o Campeonato Brasileiro Infantil Sub 14 e representou o Brasil na IV Copa Mundial Infantil de Xadrez em Lomaz de Zamora, na Grande Buenos Aires, Argentina. Adriano venceu – em cinco ocasiões – o Aberto do Brasil e se tornou MF (Mestre Fidei), da Federação Mundial de Xadrez, tendo escrito dois livros (“Para aprender e ensinar xadrez na escola” e “Mequinho – O xadrez de um grande mestre”).
om a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo do novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.
Importante lembrar que as bibliotecas estão com atividades presenciais suspensas.
Não é necessário fazer inscrição.
Faça um comentário