De 10 de junho a 25 de julho, a Galeria da Casa de Cultura Laura Alvim, espaço da Funarj em Ipanema, vai apresentar a “Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil”. A mostra vai contar com trabalhos de 16 artistas brasileiros e estrangeiros, e poderá ser visitada de terça a domingo, das 13h às 19h. Entre os estrangeiros, destaque para as obras das artistas plásticas americanas Sidnee Snell e Terri Shinn e da Canadense Carole-Ballargeon, pioneiras neste segmento.
A arte têxtil contemporânea tem cada vez mais reconhecimento, admiradores e espaços para exposições em galerias e museus, em vários países, como no The National Quilt Museum (EUA), ou no Tokyo Metropolitan Museum no Japão.
Aqui no Rio, a Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil, o público poderá conferir peças modernas e arrojadas, onde os artistas conseguem mostrar resultados surpreendentes em instalações, esculturas e a partir da utilização de pequenos pedaços de tecidos, base para essa arte que é, segundo o curador da mostra, Zeca Medeiros, singular, moderna e clássica, ao mesmo tempo.
A exposição conta com participação de artistas brasileiros, com carreiras reconhecidas dentro e fora do país, com destaque para obras de Verônica Filipak e Claudia Dias. Elas fazem parte de um grupo seleto de brasileiros que nos anos 70 e 80 se apropriou do têxtil e das fibras para criar obras de arte, algumas já expostas em museus e galerias, como o MUMA – Museu Municipal de Arte, de Curitiba e na VIII Bienal de Arte Têxtil em Madri. O curador destaca também o trabalho do artista mineiro, Hélio Brito, inspirado no desastre ambiental de Mariana: “É impressionante o que ele consegue dizer com polos diferentes, trazendo beleza e ao mesmo tempo tragédia na sua obra”
A exposição que acontece na galeria de arte da Laura Alvim é uma pequena mostra da exposição que foi apresentada no Museu La Conner, no estado de Washington- Estados Unidos, nos meses de agosto, setembro e outubro de 2018.
Serviço
Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil
10 de junho a 25 de julho de 2021
Aberta ao público, seguindo todos os protocolos de segurança para os visitantes, que terão álcool em gel disponível, e com o uso de máscara obrigatório
Casa de Cultura Laura Alvim – Galeria Laura Alvim – Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema.
De terça a domingo
Horário: 13 às 18h
Faça um comentário