Benefícios da música na prática da atividade física

Com o avanço tecnológico, ocorreu uma transformação na relação do homem com o ambiente, diminuindo a necessidade de esforço físico cotidiano, tanto no trabalho como no lazer. Em virtude deste novo padrão de comportamento, a qualidade de vida da população ficou comprometida, por exemplo, no sentido da relação de causa e efeito que se pode estabelecer entre o sedentarismo e os agravos cardiovasculares, o câncer, a diabetes e a saúde mental.

Muitas pessoas sabem da importância da prática, mas acabam desistindo por falta de tempo ou de vontade mesmo. Nesse sentido, considera-se a importância do conhecimento sobre os fatores que podem influenciar de forma positiva ou negativa a adesão aos programas de exercícios físicos. Pensando nisso, e como uma forma de incentivar a prática de atividade física em qualquer ambiente, seja em casa, na academia, no parque ou na rua, por meio de áudio fitness, foi lançado o App Sem Desculpas .

O aplicativo parte da premissa de deixar a visão e aos mãos livres por meio de instruções por áudio e com músicas que incentivam à prática de atividades físicas. A música constitui-se em elemento valioso no contexto da prática de exercícios físicos , atividades com música assemelha-se à outras atividades prazerosas e facilita a autopercepção de competência e autodeterminação.

Para o educador físico, Thiago Neglia, um dos sócios do Sem Desculpas, ” a música aumenta os estímulos para treinar, alivia o estresse, diminui a percepção da fadiga e da dor, induzindo a um esquecimento de suas fraquezas. Além disso, a música pode auxiliar a deixar mais divertida a prática de uma atividade física sistematizada, por exemplo”, aponta.

E complementa “Já verificamos que o estilo musical preferido das pessoas auxilia no que se refere ao incentivo das atividades físicas. Buscamos sempre trazer vários estilos musicais que as pessoas podem optar na escolha do seu treino em nosso aplicativo, por exemplo. O objetivo é sempre manter as pessoas motivadas e prontas para se exercitarem, em especial neste momento em que precisamos sempre estarmos com a imunidade elevada”, finaliza Neglia.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*