Brasília testa tecnologia de biometria facial no transporte coletivo

O sistema de transporte público de Brasília está realizando testes com a tecnologia de biometria facial, desenvolvida pela Transdata Smart, empresa dedicada à validação de gratuidades e estudantes no transporte público.

O sistema permite verificar se o passageiro que está utilizando um cartão com direito a algum benefício é exatamente a mesma pessoa que fez previamente o cadastro para tal, em um cartão que possui um código de identificação específico no qual constam informações referentes ao nome, idade e dados biométricos faciais. Em casos de uso indevido do cartão, a empresa pode adotar as medidas administrativas que achar necessária.

Dentre as mais de 30 cidades que usam essa tecnologia, destaca-se Curitiba (PR), que implementou a solução em agosto de 2015, tendo bloqueado mais de 1,3 mil cartões por suspeita de fraude, armazenado mais de 25 milhões de fotos e conferindo mais de 16 mil fotos todos os dias. Vale destacar que, em pouco mais de duas semanas de testes em Brasília, a tecnologia já detectou o uso indevido de cartões, os quais serão bloqueados, segundo a Secretaria de Mobilidade.

A aplicação da tecnologia no transporte público resulta em benefícios diretos ao usuário e ao sistema, pois a redução das fraudes reduz também com os impactos negativos nas tarifas.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Brasília testa tecnologia de biometria facial no transporte coletivo | JETSS – SITES & BLOGS

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*