
Feirantes de Bebedouro e Valinhos do interior do estado de São Paulo, adotaram sistema de drive thru (em que o cliente compra a mercadoria sem sair do carro) para manter as vendas das feiras livres durante o período de quarentena. Desde 22 de março, vigora no Estado decreto que limita certas atividades para reduzir aglomerações e, dessa forma, conter o avanço do novo coronavírus. A medida está prevista para durar até 10 de maio.
As feiras livres, a exemplo de supermercados, padarias e farmácias, estão autorizadas a funcionar durante a quarentena. Em Bebedouro e Valinhos feirantes optaram por oferecer o novo formato como alternativa para manter a renda dos pequenos produtores e permitir que consumidores comprassem com segurança.
Quem foi aos endereços indicados, ficou dentro do veículo ou foi a pé, e adquiriu os produtos pela calçada lateral de forma organizada. Para garantir a segurança de todos, além dos feirantes e clientes utilizarem máscaras de proteção e álcool gel, os profissionais das prefeituras mediram a temperatura dos que estavam presentes, e todos os veículos foram higienizados através de um arco de desinfecção.
Em Bebedouro, o novo formato será realizado todos os domingos, das 6h às 12h, no Sambódromo Municipal. Já em Valinhos, a feira acontecerá novamente na próxima quarta-feira, dia 29, das 17h às 20h, no Centro de Artes Cultura e Comércio (CACC): Avenida dos Esportes s/n, Centro.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo estuda replicar o modelo em outras cidades do Estado. A Secretaria da Saúde lembra que, no atual momento, as recomendações de ficar em casa, para quem puder, e de higienizar as mãos com frequência são as mais importantes para evitar a infecção por COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
Faça um comentário