Na década de 20, logo após a Primeira Guerra Mundial, a União Soviética estava em pleno vapor na produção cinematográfica. Jovens cineastas saíam às ruas para registrar o cotidiano de uma nação em construção. A partir de chaminés de fábricas, greves e grandes movimentações em praças públicas a montagem soviética inovou a linguagem cinematográfica.
Para quem quer conhecer mais sobre o tema, a Sala Cinematographos realiza, a partir do dia 4 de maio, o Ciclo II do Curso de História do Cinema. O evento é promovido pela Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e gerenciada pela POIESIS.
O curso, que será ministrado por Adilson Mendes, abordará os trabalhos dos principais cineastas soviéticos e suas teorias revolucionárias para a linguagem do filme. Trechos de trabalhos de Eisenstein, Vertov, Pudovkin e outros servirão para exemplificar montagem, estética e pensamento político social.
O Curso de História do Cinema receberá novos ciclos até o final de 2016. Inscrição por ciclo: R$ 50. Total de vagas: 45 por ciclo. Mais informações: www.casaguilhermedealmeida.org.br
Serviço:
Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.
www.casaguilhermedealmeida.org.br
Faça um comentário