De 16 a 18 de agosto, Salvador vai sediar a 13ª edição do Congresso Brasileiro do Algodão, o principal encontro da cadeia produtiva do algodão, promovido a cada dois anos pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com apoio científico da Embrapa. O congresso terá como tema “Algodão brasileiro: desafios e perspectivas no novo cenário mundial” e abordará as principais demandas do setor algodoeiro após a pandemia. Esta é a segunda vez que o evento acontece na Bahia, que hoje figura como segundo maior produtor nacional da pluma.
Serão três dias de evento com uma programação diversificada, reunindo pesquisa, tecnologia e intercâmbio entre os principais agentes dessa cadeia produtiva. Mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais, atualizados com as tendências e políticas para a cotonicultura marcarão presença no congresso. Entre eles, pesquisadores de nove unidades da Embrapa – Algodão, Territorial, Recursos Genéticos e Biotecnologia, Cerrados, Soja, Milho e Sorgo, Agropecuária Oeste, Instrumentação e Agrossilvipastoril.
Estarão em debate temas como sustentabilidade, manejo de pragas e doenças, qualidade da fibra, análise do posicionamento de cultivares em campo, novas ferramentas para o controle de pragas, nutrição e adubação do algodoeiro no sistema de produção atual, sistemas intensivos de produção, sensores, controle biológico, entre outros.
A Embrapa contará ainda com estande institucional, onde serão expostas as mais recentes tecnologias desenvolvidas para a cotonicultura. Entre os destaques do estande estarão sete cultivares de algodão, uma armadilha para monitoramento do bicudo do algodoeiro, demonstração de equipamento para detecção de pragas com auxílio de imagens, além de publicações técnicas sobre as pesquisas e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Algodão e instituições parceiras.
O 13° Congresso Brasileiro do Algodão acontecerá no Centro de Convenções de Salvador. A programação inclui 24 painéis que serão apresentados em salas temáticas nos dias 16 e 17 de agosto, no período da tarde. Pela manhã, ocorrerão as plenárias com foco no mercado. Paralelamente às palestras, haverá a área de exposição e, no último dia do evento, 18, diversos workshops. A programação completa está disponível no site evento.
Faça um comentário