O trabalho de Erwin Wurm, artista contemporâneo austríaco, será exibido pela primeira vez no Brasil por meio da mostra Erwin Wurm O Corpo é a Casa, com curadoria de Marcello Dantas, a partir de 25 de janeiro de 2017, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em São Paulo. Depois da temporada na cidade, que vai até 03 de abril, a exposição segue para os espaços da instituição em Brasília (de 21/04 a 26/06), Belo Horizonte (de 11/07 a 18/09) e Rio de Janeiro (de 11/10 a 08/01/2018).
Erwin Wurm utiliza mídias variadas – esculturas, vídeos, instalações, performances e intervenções – para desafiar formas tradicionais presentes no dia a dia. Neste sentido, objetos como carros, casas e sofás ganham aspectos distorcidos e expandidos.
O humor permeia sua obra, que também é sustentada por uma crítica feroz à sociedade de consumo e à cultura contemporânea. Segundo Erwin, o humor leva as pessoas a olharem para as coisas com mais cuidado. Wurm também coloca a interação do espectador como o ingrediente mais importante de sua arte.
Um dos destaques da mostra, com cerca de 40 obras, é a Fat House (Casa Gorda), que – com dimensões gigantescas e pesando cerca de 2 toneladas – será remontada no térreo no CCBB.
Na série The Artist Who Swallowed the Word (O artista que engoliu o mundo) haverá uma seleção de trabalhos que discute a presença do artista em sua obra; já nas One-Minute Sculptures (Esculturas de um minuto) os visitantes seguem as instruções do artista e tornam-se, por 1 minuto, a própria obra.
Dentro de casa e Comida são outros núcleos que fazem parte da exposição e também deslocam o espectador ao confrontá-lo com elementos triviais distorcidos. Treze vídeos do artista estarão espalhados pelo espaço, em lugares inusitados como banheiros, corredores e elevadores. E até a fachada do prédio receberá uma grande intervenção com móveis que instigam os passantes.
Serviço:
Exposição Erwin Wurm O Corpo é a Casa
Quando: 25 de janeiro a 03 de abril de 2017
Onde: CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em São Paulo
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo
Entrada Gratuita
Faça um comentário