A um mês da abertura oficial da Expo 2025 Osaka, que acontece na província de Kansai, no Japão, o Pavilhão do Brasil, coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está na reta final dos preparativos. Entre os dias 13 de abril e 13 de outubro, o espaço receberá mais de 10 mil visitantes por dia, apresentando ao mundo a riqueza cultural, o potencial econômico e a inovação brasileira por meio de uma experiência sensorial única.
Com cenografia assinada por Bia Lessa, o pavilhão brasileiro ocupará mil metros quadrados, divididos em dois edifícios. Mais do que exibir as riquezas naturais e culturais do Brasil, o espaço proporcionará imersão em arte, sustentabilidade e inovação.
Parceria estratégica entre Brasil e Japão
A participação do Brasil na Expo Osaka é especialmente significativa, pois 2025 marca os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Atualmente, o Japão é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na Ásia:
✔ 9º principal destino das exportações brasileiras; ✔ 12º maior investidor estrangeiro no Brasil; ✔ Cerca de 2,7 milhões de descendentes de japoneses vivem no Brasil; ✔ Mais de 210 mil brasileiros residem no Japão.
“É uma oportunidade estratégica para reforçar nossa imagem global como potência em cultura e inovação. O Japão é um parceiro fundamental para o Brasil na construção de relações comerciais sustentáveis e na criação de novas oportunidades de negócios.” — Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Essa forte conexão histórica e cultural reforça o interesse mútuo em ampliar a cooperação em ciência, tecnologia e inovação, além de incentivar novos investimentos e parcerias comerciais.
O Brasil nas Exposições Universais
As Exposições Universais são consideradas o terceiro maior evento global, atrás apenas das Olimpíadas e da Copa do Mundo. Realizadas a cada cinco anos, essas feiras reúnem nações para apresentar soluções tecnológicas, descobertas científicas e inovações voltadas aos desafios globais.
O tema central da Expo 2025 Osaka é “Designing Future Society for Our Lives” (Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas). O evento contará com a participação de 158 países e espera receber cerca de 28 milhões de visitantes ao longo de seis meses.
Desde 1862, o Brasil participa das Exposições Universais. A partir de 2010, a organização da presença brasileira passou a ser responsabilidade da ApexBrasil. O país esteve presente em eventos marcantes, como Xangai (2010), Milão (2015) e Dubai (2022), com pavilhões modernos, interativos e imersivos.
Para mais informações sobre a Expo 2025 Osaka, acesse o site oficial: www.expo2025.or.jp/en.
Faça um comentário