O Memorial da América Latina e o Consulado Geral de Israel em São Paulo apresentam a exposição fotográfica “Brasil – Israel, Olhares sobre Povos e Costumes”, que ficará em cartaz na Biblioteca latino-americana do Memorial, de 24 de janeiro a 26 de fevereiro de 2017, com entrada gratuita.
A exposição apresenta 35 retratos que trazem o olhar do fotógrafo brasileiro Agê Barros sobre a sociedade israelense e a interpretação do fotógrafo israelense Tomer Ifrah do povo brasileiro.
Agê ganhou o concurso promovido pelo Consulado em parceria com o Memorial e viajou a Israel em novembro de 2016, trazendo um rico recorte do país que representa sua diversidade cultural e seu contraste entre o tradicional e o moderno.
“Assim que pisei em Israel, percebi que seria a oportunidade de desconstruir valores pré-estabelecidos por meio da arte. A exposição vai permitir essa desconstrução, abrindo caminho para uma nova construção da imagem do país”, afirma o artista. Entre rabinos, árabes, tatuadores e barbeiros hipsters é possível compreender a complexidade dessa sociedade tão diversa.
Já Tomer Ifrah viaja desde 2007 pelo mundo documentando povos e sua cultura. No Brasil, a variedade chamou sua atenção. “Meu objetivo é mostrar a diversidade do povo brasileiro e, ao mesmo tempo, a individualidade e o cotidiano das pessoas, já que cada retrato conta uma história”, afirma o fotógrafo, que morou em São Paulo por alguns meses, onde fotografou skatistas, orientais, religiosos, entre tantos outros que fazem da cidade esta metrópole globalizada.
As fotos levam o espectador a uma viagem pelos dois países e, ao mesmo tempo, confundem com as semelhanças e intrigam com as diferenças. É uma chance de se surpreender com Israel através das lentes de um brasileiro e redescobrir o Brasil pelo olhar de um israelense.
A exposição faz parte do mês de Israel no Memorial, que ainda conta com um ciclo de palestras sobre diversos temas relacionados ao país, como diversidade, cinema, literatura e tecnologia (ver a programação completa abaixo).
Programação do Ciclo de Palestras
1/2 –“A diversidade na sociedade Israelense”
Fares Saeb, Vice-Cônsul Geral de Israel em São Paulo
8/2 – “Tecnologia e Inovação israelense”
Boaz Albaranes, Cônsul para assuntos Econômicos de Israel em São Paulo
15/2– “A influência dos autores árabes na literatura israelense”
Luis Sérgio Krausz, Professor de Literatura Hebraica (USP)
22/2 – “Uma viagem pelo cinema israelense”
Antonio Carlos Sandoval, assessor cultural do Consulado Geral de Israel em São Paulo
Serviço:
Exposição: “Brasil – Israel, Olhares sobre Povos e Costumes”
Local: Biblioteca Latino-americana – Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 portões: 1/ 2 / 4 e 5
Estacionamento pago nos portões 4 / 8 e 15
Horário: De terça a domingo das 09h às 18h
Faça um comentário