Pandemia de coronavírus impacta lançamentos no cinema

Do poder de decisão sobre vida e morte a ser representado no filme de heróis da Marvel Os eternos (aguardada estreia, em 13 de fevereiro de 2021) até a luta pela sobrevivência no deserto parco de recursos da nova e esperadíssima adaptação para os cinemas de Duna, filme previsto para o final de 2020, a estrada para os cinéfilos conferirem, na telona, seus aguardados blockbusters promete ser, além de incerta, nada convencional. Filmes com estreias adiadas e cronogramas nada líquidos e certos são algumas das consequências da pandemia mundial que invadiu a realidade.

Entre os títulos mais aguardados de 2020, 007 sem tempo para morrer trará a quinta e última aparição de Daniel Craig como o espião que, do descanso, na paradisíaca Jamaica, será acionado para missão-extra, inesperada. Conforme anunciado, a data de estreia do filme será em 19 de novembro. Menos sorte teve Minions 2: A origem de Gru, já que teve que ser adiado, uma vez que um dos escritórios de ponta da produtora do longa, a Illumination, fica na França tomada por circunstâncias calamitosas.

Entre os longas que deixaram o cronograma de lançamento de 2020 está Velozes e furiosos 9. A condição de incerteza abraçou ainda o terror feito a partir de uma telessérie amena dos anos de 1970 — A ilha da fantasia, sem data de efetivo lançamento. Mas nem tudo são lamúrias, e algumas personalidades da telona já garantem presença na lista do que deve vir por aí: é o caso de Tom Cruise e seu Top Gun: Maverick, no qual ele retorna, 30 anos e ainda na ativa, voando e se ajustando às novas tecnologias vinculadas à Marinha americana. O filme deve estrear em 23 de dezembro, seis meses depois do cronograma inicial. Em agosto (dia 8) será a vez de Mulher-Maravilha voltar a brilhar na telona, enquanto a data apontada para o voo solo de Scarlett Johansson em Viúva Negra é 6 de novembro. Confiram, abaixo, detalhes de alguns candidatos a blockbuster, com ou sem data de estreia confirmada.

Trolls 2
• Dirigida pela dupla David P. Smith e Walt Dohrn, a animação teve a data de estreia prorrogada para 8 de outubro. No posto da liderança dos trolls, Poppy absorve o impacto de uma novidade: a existência de outros mundos regidos por gêneros musicais distintos. A popularidade, em cada habitat, alcança a variedade, indo do rock ao funk, passando por obras clássicas e tecno, com direito ainda a sertanejo.

Turma da Mônica: Lições
• Em material para a imprensa sobre a prévia da expectativa em torno do longa Lições, o criador de A Turma da Mônica Mauricio de Sousa faz coro com a população mundial: “Como todos os fãs da turminha, não vejo a hora de chegar dezembro de 2020 (data da estreia do filme)”. Na nova trama desenvolvida para Lições, os consagrados personagens passam da infância para a adolescência e têm que reparar um erro cometido no âmbito escolar.

Mulan
• A Disney emitiu comunicado que, esperançosamente, recoloca a superprodução escalada para o cronograma de lançamentos de 2020. O dia 24 de julho. Dada a premissa do longa, derivado de animação exitosa de 1998, tanto o conteúdo quanto o timing se provou inadequado: ambientado na China, mostra uma personagem tomando o lugar nas obrigações de um pai, adoentado e idoso.

Ghostbusters: Mais além
• A nova data do filme é 8 de março de 2021. Misto de terror e comédia, a nova produção — sob o comando de Jason Reitman — promete transpôr para a telona a gênese familiar dos bastidores da superprodução: Jason é ninguém menos do que o filho do realizador do esmagador sucesso de 1984, Os Caça-Fantasmas (base para o novo filme), Ivan Reitman, além de importantes nomes, como Bill Murray.

Mulher-Maravilha 1984
• Um salto na trama da primeira aventura da heroína amazona, cujo filme de 2017 faturou mais de US$ 820 milhões, e a soma de vilões: assim é a conjuntura para Mulher-Maravilha 1984, previsto para estrear em 13 de agosto. Com a mesma diretora Patty Jenkins, Gal Gadot volta ao papel de Diana, que terá como oponentes os personagens de Kristen Wiig e Pedro Pascal, respectivamente, a agressiva Mulher-Leopardo e o persuasivo Maxwell Lord.

Viúva Negra — 6 de novembro
• Tudo no longa é promissor: a direção coube à australiana Cate Shortland (Lore e A síndrome de Berlim), o roteirista é Eric Pearson (Godzilla vs. Kong e Thor: Ragnarok) e, claro, há o fator Scarlett Johansson como protagonista. Com um “sentimento de realização”, Johansson disse à imprensa britânica, recentemente, que a Marvel jamais se contentaria em entregar aos fãs “apenas um filme de espião contra assassinos”.

Free guy: Assumindo o controle — 3 de dezembro
• Ryan Reynolds retornará à telona, na pele de um caixa de banco pego de surpresa com a percepção que vive dentro de um enorme e desgovernado videogame. Além de produtor da série Stranger things, o diretor deste novo filme, Shawn Levy, é sempre lembrado pela série de filmes Uma noite no museu. Outro atrativo para o público está na presença, no elenco, de Taika Waititi, bastante popular como diretor e ator em Jojo Rabbit.

King’s Man: A origem — 17 de setembro
• À frente dos dois primeiros filmes originados por um comic book centrado em espionagem, o diretor Matthew Vaughn, entre 2014 e 2017, capitalizou bilheterias mundiais da ordem de US$ 900 milhões. No novo longa, Vaughn teve à disposição os astros Ralph Fiennes e Matthew Goode para contar uma história em que figuras tiranas de todas as eras da humanidade se reúnem com a disposição de aniquilar boa parte da humanidade na Terra.

Jungle Cruise — Julho de 2021
• Um tom sobrenatural puxa o prometido sucesso do diretor espanhol Jaume Collet-Serra que contará com Dwayne Johnson e Emily Blunt no elenco. À caça de poderes de cura vindos da floresta, equipes partem para a imensidão verde repleta de perigos inimagináveis. Passados 17 anos desde a adaptação proposta por Piratas do Caribe para uma das atrações do parque de diversões da Disney, a fórmula é novamente aplicada.

Um lugar silencioso: Parte II — 3 de setembro
• Em 2018, foram US$ 341 milhões de lucro para o terceiro longa assinado por John Krasinski (ator da série The office): Um lugar silencioso. O clima de terror prevalece, nesta continuação, novamente liderada pela mulher do cineasta, a estrela Emily Blunt. Numa atmosfera sinistra, há risco em toda e qualquer emissão de som feita pela família Abbott num mundo pós-apocalíptico, em que se vê perseguida por temidas criaturas.

Via Portal Correio Braziliense

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