Foi publicada hoje (18) no Diário Oficial da União a Portaria nº 356, na qual o Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza a Força Nacional a apoiar as ações da Polícia Federal na Terra Indígena (TI) Yanomami.
Durante 90 dias, os agentes vão executar atividades e serviços essenciais à preservação da ordem pública, segurança das pessoas e preservação do patrimônio, de forma planejada e episódica, conforme descrito na portaria assinada pelo ministro Flávio Dino.
O contingente a ser enviado seguirá um planejamento definido pela diretoria da Força Nacional de Segurança Pública.

Balanço das ações
Durante uma audiência pública da Comissão Temporária do Senado que acompanha a situação dos yanomamis em Roraima na semana passada, o secretário de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marivaldo Pereira, apresentou os resultados das ações para combater a crise humanitária na região.
Até o momento, mais de 290 acampamentos de garimpeiros foram desmantelados, 70 balsas, quatro aeronaves e 11 barcos foram retirados, 145 motores foram destruídos e a cadeia do garimpo teve R$ 68 milhões bloqueados.
A audiência foi convocada para debater soluções para a crise e apresentar um balanço das ações executadas pelo governo federal.
Faça um comentário