Neste domingo (3), dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica tempo instável nas regiões Sul e Sudeste. Espera-se chuva moderada a forte nos três estados do Sul, com maior risco no Paraná ao longo do dia.
Na Região Sudeste, há aumento na probabilidade de pancadas de chuva forte em São Paulo e no oeste e sul de Minas Gerais, especialmente no período da tarde. Em outras partes do país, a possibilidade de chuvas diminui, mas pancadas passageiras não estão descartadas, segundo o Inmet.
De acordo com o meteorologista Thiago Souza, a formação de uma massa de ar quente contribui para as condições climáticas neste fim de semana. A combinação de ar quente e úmido, aliada à circulação de ventos na atmosfera, gera áreas de instabilidade.
Mais de 4,3 milhões de inscritos realizarão o Enem, que consiste em 45 questões de múltipla escolha de linguagens, incluindo língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Além disso, há outras 45 questões de ciências humanas, que abrangem história, geografia, filosofia e sociologia, juntamente com a prova de redação, com limite de sete a 30 linhas.
No sábado (2), a Região Sudeste, especialmente São Paulo e o oeste de Minas Gerais, enfrentou o risco de temporais isolados, principalmente à tarde. Pancadas de chuva isoladas ocorreram na Grande São Paulo e na Grande Belo Horizonte. No litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e no centro-sul do Espírito Santo, a previsão foi de sol e calor.
As regiões Centro-Oeste e Norte também registraram pancadas de chuva moderadas a fortes durante a tarde e à noite. Isso se deve ao predomínio de uma massa de ar quente e úmida na região.
Faça um comentário