Projeto Latitude: o mural que traz as relações entre Brasil e Benin

Por Ricardo Moreira 

O artista Alexandre Keto, foi convidado pelo Sesc Vila Mariana para pintar um mural na Unidade, e o tema escolhido é a relações entre Benin e o Brasil do século XVII ao XIX. A intenção é promover reflexões sobre a ligação do Brasil colonial e a comercialização de escravos em Benin. O mural pintada ficará exposto do dia 1 de maio até 28 de agosto.

Benin, país localizado em uma pequena área da África Ocidental, já foi sede de um dos reinos africanos mais importantes da história, chamado Daomé. No século XVII começaram a comercializar negros como escravos para os portugueses, onde a maior parcela veio parar no Brasil. A relação trouxe a inserção de vários aspectos culturais africanos na cultura brasileira, assim a exposição tem como objetivo demonstrar quais são as heranças herdadas dos costumes benienses no Brasil colonial.

O artista plástico Alexandre Keto, responsável pela pintura do mural, nasceu em São Paulo e seus trabalhos são voltados na cultura africana. Teve seu primeiro contato com o hip hop e logo após começou a disseminar seu trabalho artístico pelas periferias da Europa e da África, foi indicado para Exposição Internacional de Ilustradores de Livros Infantis (BIB) em 2015, por conta das ilustrações feitas no livro infanto-juvenil “Num Tronco de Iroko vi à luna Cantar” da autora Erika Balbino. Além disso o artista desenvolve vários projetos sociais com seu trabalho afim de propagar a cultura africana pelo mundo.

Confira algumas imagens do Projeto Latitudes – Mural Benin – Brasil

Making off da obra

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

1 Comentário em Projeto Latitude: o mural que traz as relações entre Brasil e Benin

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*