Acontece neste sábado, dia 17, às 10h, o Rolé Brasil de São Paulo. O passeio terá início na Praça Dom José Gaspar, local onde se encontra a Biblioteca Municipal Mario de Andrade (1925), e vai percorrer o centro histórico da cidade, passar pela Igreja Nossa Senhora da Consolação (1799), pelo Edifício Copan (década de 50), Terraço Itália (1965) Casa Caetano de Campos (1894), Edifício Esther (1938), Praça da República (século 19) e pelo Theatro Municipal de São Paulo (1911), um dos locais que nasceram das aspirações cosmopolitas do século 20.
Para Fábio Raia, professor de História da Estácio que conduzirá o passeio, o Rolé em São Paulo pelo Centro Novo é uma busca do entendimento sobre o que significa patrimônio e tombamento em uma cidade tão grande. “Falamos que patrimônio histórico é referenciado na importância social e reconhecimento público, mas como isso é possível em uma cidade a 100 por hora. Por isso o Rolé é um convite para experimentar a cidade e vivenciar o flanar, o exercício social que nos dá identidade e pertencimento”, explica Raia.
Em meio a prédios tombados e ruas pulsantes, diferentes épocas convivem, por vezes em harmonia, por vezes em contradição – mas sempre de forma bela e efervescente. Assim, o Centro Histórico da cidade é dividido entre o Centro Velho e o Centro Novo – este último, roteiro da 4ª edição do Rolé Brasil em terras paulistanas. Este ano, São Paulo recebe ainda mais um Rolé, no dia 19 de outubro.
Serviço
Rolé Brasil – Centro Novo de São Paulo
Data: 17 de agosto (sábado)
Hora: 10 horas
Ponto de encontro: Praça Dom José Gaspar
Gratuito – Não é necessário fazer inscrição
Duração: aproximadamente 2 horas
www.facebook.com/RoleBrasil
Faça um comentário