A partir do dia 26 de novembro, São Paulo recebe pela primeira vez, na íntegra, a exposição Adágio, do fotógrafo Rafael Roncato, que traz imagens ousadas da cartunista Laerte Coutinho. Em setembro, a capital gaúcha recebeu Adágio em sua forma completa e agora os paulistas poderão conferir na Ugra – Quadrinhos & Contracultura as 10 fotos que revelam o processo de transformação de vida e trabalho de Laerte, além de imagens inéditas exclusivas.
Em Adágio, Laerte mistura seu corpo às tintas, compondo, revelando ou mascarando sua face, tornando- se personagem de sua própria obra. “Comecei a me sentir feminina ao me despir dessa roupa de homem que são os pelos do corpo. Pronunciar ‘corpo’ já é meio que tirar a roupa. Sempre quis me ver sem precisar de roupas e pelos”, afirma a cartunista.
Fotógrafo e artista se conheceram em 2012, quando Rafael Roncato começou o projeto .nankeen., série de retratos de quadrinistas brasileiros, entre eles Adão, Lourenço Mutarelli, André Dahmer e Bruno Maron. “Na época, com três cliques já havia conquistado sua atenção. Foram mais de 100 e-mails trocados, por quase um ano, até surgir a ideia de misturar o nu com as tintas, preta e branca, para o trabalho. Ela estava disposta a ser fotografada da forma que eu bem entendesse e acabou se abrindo, ficando nu na pele e na alma”, diz o fotógrafo.
Além das fotografias, os visitantes também podem conferir as ilustrações exclusivas feitas por Laerte durante o processo criativo do ensaio.
Serviço:
Exposição Adágio
Quando: 26 de novembro até 10 de dezembro de 2016
Local: Ugra – Quadrinhos & Contracultura, R. Augusta, 1371, loja 116 – Consolação, São Paulo/SP. Abertura: 26 de novembro, 16h.
Horário: segunda a sábado das 12h às 20h. Entrada franca.
Faça um comentário