O papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira (21) após quase 40 dias internado por uma infecção respiratória, fez sua última aparição pública no Domingo de Páscoa, no Vaticano. Na ocasião, ele concedeu a tradicional bênção “Urbi et Orbi” e fez um apelo por um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Pontífice contou com auxílio para leitura da mensagem
Durante a celebração, Francisco desejou uma feliz Páscoa aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro e pediu que um assessor lesse sua mensagem oficial. No texto, classificou a situação na Faixa de Gaza como “dramática e deplorável”.
Apelos por libertação de reféns e contra o antissemitismo
A mensagem também incluiu um pedido ao grupo Hamas pela libertação dos reféns restantes e condenou o aumento do antissemitismo no mundo. “Expresso minha proximidade aos sofrimentos de todo o povo israelense e do povo palestino”, afirmou o texto lido.
Cumprimentos à multidão e encontro com político americano
Após a bênção, o papa saudou a multidão a bordo do papamóvel aberto. Muitos fiéis exibiam bandeiras e entoavam “Viva o Papa!”. Mais cedo naquele dia, Francisco também recebeu, em reunião privada, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, para trocas de cumprimentos pascais.
Veja como foi a última aparição pública do papa Francisco
Na sua última mensagem, Papa alerta que “não é possível haver paz sem um verdadeiro desarmamento”
Faça um comentário